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    As invasões bárbaras

    A comensalidade na saúde e na doença

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    As invasões bárbaras

    Produção
    Canadá/2003
    Direção 
    Denys Arcand

    Sinopse do filme

    Um casal de idosos deixa sua filha no campo para visitar os outros filhos em Tóquio, cidade que eles nunca tinham ido. Porém os filhos os recebem com indiferença, e estão sempre muito atarefados para terem tempo para os pais. Apenas a nora deles, que perdeu o marido na guerra, parece dar atenção aos dois. Quando a mãe fica doente, os filhos vão visitá-la junto com a nora, e complexos sentimentos são revelados.

    As invasões bárbaras: a comensalidade na saúde e na doença

    A comensalidade quando a vida não faz mais sentido

    Em, As invasões bárbaras, o personagem principal Remy está à beira da morte e com dificuldades em aceitar seu passado, faz um balanço dos anos vividos de forma turbulenta, para entender a própria trajetória e encontrar um sentido para o que lhe resta de vida. Para tanto, recebe a ajuda de seu filho, sua ex-mulher e os velhos amigos.

    Comensalidade, amizade, morte, escolhas éticas e os cuidados com doentes terminais constituem o eixo principal da trama. As condições de atendimento e tratamento oferecidas pelo sistema de saúde candadense, aliadas à gravidade do estado de saúde de Rémy, fazem com que o filho providencie condições de tratamento melhores por meios não usuais. O suborno, as trocas de favores e os atos ilícitos começam a fazer parte da trama e, graças aos métodos pouco convencionais do filho, Rémy é transferido para uma nova enfermaria, equipada com uma cozinha privativa onde recebe os melhores amigos e a vida volta a ter algum sabor.

    Em seguida, vão para uma casa de veraneio e retomam o ritual à mesa, mas agora Rémy está com sua doença em fase terminal e não pode mais saborear seu prato favorito e nem beber seu vinho predileto.

    "Algumas questões exploradas ao longo do filme: a relação com a religião, os valores morais, a crise do pensamento socialista, a dimensão ética da eutanásia, a comensalidade na hora da morte, os cuidados paliativos e os limites do sistema público de saúde."

    Capítulo VERDADES E MENTIRAS À MESA: a comensalidade na alegria e na tristeza, na saúde e na doença
    Francisco Romão Ferreira, Cristiane Marques Seixas, Larissa Escarce Bento Wollz e Shirley Donizete Prado
    Do livro Consumo, Comunicação e Arte, Série Sabor Metrópole, vol. 6.

    Sugestões de leitura

    A religação dos saberes: o desafio do século XXI | Edgar Morin

    MORIN, E. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

    Cinema: tempo, memória, análise | Jorge Seabra

    SEABRA, Jorge S. Cinema: tempo, memória, análise. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014.

    O cinema ou o homem imaginário: ensaio de antropologia sociológica | Edgar Morin

    MORIN, Edgar. O cinema ou o homem imaginário: ensaio de antropologia sociológica. São Paulo: É Realizações, 2014.

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