Cinema pra quê?

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    Sobre o uso do cinema na formação em Nutrição

    Professor Francisco Romão Ferreira  (UERJ)

    "São milhões de possibilidades de se pensar a comensalidade que o cinema te dá a oportunidade de exemplificar e discutir."

    “Sendo possível o uso do cinema como o lugar-de-olhar que nos revela relações sociais dos mais variados tipos, entendemos que as vias para se olhar essas relações são muitas e diferenciadas, posto que toda complexidade do fazer cinemático constrói ´retratos sociais’ de percepções do real de distinta natureza” (p.19)

    “O cinema, para nós, é como uma intercessão, um ponto de encontro que nos permite pensar as diferentes dimensões da comensalidade na vida social, e a comida é o nosso fio condutor” (p.27).


    Capítulo Cinema pra quê? Uma introdução ao uso do cinema na formação em Nutriçãoextraído do livro Cinema e Comensalidade,  série Sabor Metrópole vol. 6.

    Como se faz Análise Fílmica?

    Professor Ronaldo Gonçalves de Oliveira 

    "Posicionamento de câmera, montagem, paleta de cores, escolha de cenários, o espaço fílmico e extrafílmico, os movimentos de câmera, tudo isso é considerado pela narratologia do cinema, porque tudo isso faz parte da narrativa"

    Análise fílmica

    “Somos da opinião que a aceitação do filme como memória é a forma mais correta e produtiva para usar o filme em investigação social. Quer se apresente como documentário ou ficção, quer se refira a um tempo anterior ao da sua produção, ou tenha por contexto diegético a própria contemporaneidade, deve ser sempre a vertente mnésica a ser relevada, assumindo-se como narrativa que através do enredo criado discursa preferencialmente sobre o presente em que foi concebido” (SEABRA, 2014, p. 40)

    SEABRA, J.H, S. Cinema: tempo, memória, análise. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014.

    “É exatamente nesse sentido que pretendemos caminhar: o cinema é memória que possibilita perceber a criação discursiva por via de sua montagem” (p. 314).

    Capítulo 
    "A Famíla Bélier: do conflito sociolinguístico entre surdos sinalizadores e ouvintes no espaço fílmico da comensalidade", 
    do livro Cinema e Comensalidade II, Série Sabor Metrópole, vol. 8, Editora CRV, 2017.

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