Filmes em debate

    Image
    Image
    Image
    Image

    A Família Bélier

    Surdos sinalizadores e ouvintes no espaço da comensalidade

    590648.jpg-c_215_290_x-f_jpg-q_x-xxyxx.jpg

    La Famille Bélier

    Produção
    França / 2015
    Direção
    Eric Lartigau

    Sinopse do filme
    Toda a família Bélier é deficiente auditiva, com exceção de Paula (Louane Emera). A jovem de 16 anos é a intérprete oficial dos parentes e figura fundamental na administração da fazenda. Vive em função disso até o dia em que descobre ter um dom para o canto e decide participar de um concurso da Radio France, para desespero da família.

    A FAMÍLIA BÉLIER: do confronto sociolinguístico entre surdos sinalizadores e ouvintes no espaço fílmico da comensalidade

    “O filme A família Bélier aborda o cotidiano de conflitos e des/encontros entre pessoas surdas e ouvintes em seus laços familiares e com a sociedade. Obra francesa produzida em 2014 e dirigida por Eric Lartigau, traz várias cenas em que a comensalidade está presente, possibilitando reflexões sobre relações sociais peculiares como esses que envolvem os sujeitos marcados por limitações comunicacionais” (p.311).

    “Ter centralizado o olhar nas mesas física e simbólica, percebendo como a construção fílmica considerou esse espaço como fundamental para contar a história, discutindo as questões sociais, nas relações em que o alimento estava presente para mediar as divergências e convergências, confirmou que o nosso lugar-de-olhar – a comensalidade no cinema – é um rico espaço para a percepção de como se constroem, se destroem e se reconstroem as relações sociais no universo da surdez e nos confrontos linguístico-comunicacionais estabelecidos pela sua fatalidade” (p. 337).

    "O ato de comer ou de alimentar-se a si mesmo ou a outrem já não pode ser restringido aos aspectos biológicos, uma vez que ele estrutura e organiza o ser humano em sociedade."

    Capítulo
    "A Famíla Bélier: do conflito sociolinguístico entre surdos sinalizadores e ouvintes no espaço fílmico da comensalidade",
    do livro Cinema e Comensalidade II, Série Sabor Metrópole, vol. 8, Editora CRV, 2017.

    nectar-horiz-branco-sombra2.png

    NECTAR - Instituto de Nutrição  - UERJ 
    Rua São Francisco Xavier, 524 
    Pavilhão João Lyra Filho, 12º andar,
    bloco E, sala 12.007
    Cep: 20559-900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil 
    Tels.: (21) 2334-0679 ou 2334-0722, Ramal 220
    nectar.uerj@gmail.com

    uerj_branco3.png
    logo-nutricao_branco6.png
    ppgans-branco.png
    © 2018 Néctar.