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    O veneno está na mesa

    O cinema em sala de aula

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    O veneno está na mesa

    Produção
    Brasil / 2011
    Direção 
    Silvio Tendler

    Sinopse do filme

    O Brasil é o país do mundo que mais consome agrotóxicos: 5,2 litros/ano por habitante. Muitos desses herbicidas, fungicidas e pesticidas que consumimos estão proibidos em quase todo mundo pelo risco que representam à saúde pública. O perigo é tanto para os trabalhadores, que manipulam os venenos, quanto para os cidadãos, que consumem os produtos agrícolas. Só quem lucra são as transnacionais que fabricam os agrotóxicos. A ideia do filme é mostrar à população como estamos nos alimentando mal e perigosamente, por conta de um modelo agrário perverso, baseado no agronegócio.

    O veneno está na mesa: O cinema em sala de aula

    A comensalidade quando a vida não faz mais sentido

    Este capítulo apresenta uma análise sobre o filme O veneno está na mesa, de Silvio Tendler, com a intenção de compreender a produção de alimentos no Brasil.

    Ao mesmo tempo, procura estabelecer um diálogo com as formas de produção de sentidos contemporâneos, como o cinema e ferramentas audiovisuais, compreendendo que os diferentes “modos” de pensar e sentir são forjados no interior de múltiplas práticas de subjetivação.

    Nosso interesse é de que o aluno desenvolva autonomia na formação e, por meio de uma aprendizagem que seja significativa, valorize o processo de produção do conhecimento.

    "Problematizar a produção de alimentos que em nosso país significa lembrar que o modelo de produção sempre foi marcado, desde a colonização, pela monocultura da cana-de-açúcar e pelo trabalho escravo e, hoje, mais de 500 anos pós-colonização, perpetuamos este mesmo modelo com a soja, carne bovina, açúcar, café etc."

    Capítulo O VENENO ESTÁ NA MESA: um olhar multidimensional para o cinema na sala de aula
    Valéria Bazilio Terra, Larissa Escarce Bento Wollz e Alexandre Bárbara Soares
    Do livro Consumo, Comunicação e Arte, Série Sabor Metrópole, vol. 6.

    Sugestões de leitura

    Globalização: as consequências humanas | Z. Baumann

    BAUMANN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

    História Econômica do Brasil | Caio Prado Júnior

    PRADO JÚNIOR, C. História Econômica do Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense, 1979.

    Ensaio sobre a análise fílmica | Francis Vanoye, Anne Goliot-Lélé

    VANOYE, F. GOLIOT-LÉLÉ A. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas, SP: Papirus, 2014.

    Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadoria | Z. Baumann

    BAUMANN, Z. Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar. 2008.

    Dossiê ABRASCO | F. F. Carneiro

    CARNEIRO, F.F. (Org.). Dossiê ABRASCO: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde. Rio de Janeiro: EPSJV; São Paulo: Expressão Popular, 2015.

    Percepções de infância e juventude no campo| L.E.B. Wollz

    WOLLZ, L.E.B. (Org.). Percepções de infância e juventude no campo. Curitiba: CRV, 2014.

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