Filmes em debate

    Image
    Image
    Image
    Image

    O cinema de Yasujiro Ozu

    Idas e vindas, chegadas e partidas, som e silêncio

    Yasujiro_Ozu_01.jpg

    Era uma vez em Tóquio

    Produção
    Japão / 1953
    Direção 
    Yasujiro Ozu

    Sinopse do filme

     

    Um casal de idosos deixa sua filha no campo para visitar os outros filhos em Tóquio, cidade que eles nunca tinham ido. Porém os filhos os recebem com indiferença, e estão sempre muito atarefados para terem tempo para os pais. Apenas a nora deles, que perdeu o marido na guerra, parece dar atenção aos dois. Quando a mãe fica doente, os filhos vão visitá-la junto com a nora, e complexos sentimentos são revelados.

    O cinema de Yasujiro Ozu: Idas e vindas, chegadas e partidas, som e silêncio

    Nada mais inclusivo ou exclusivo que a comida como marcador cultural, elemento constante nesta obra de Ozu

    O cinema de Ozu construiu ou captou para si uma alma com identidade singular. Essa alma caracteriza a obra como um todo e transmigra sua assinatura de maneira muito enfática a seus constituintes.

    Por exemplo, quando falamos em câmera abaixo do olhar do ator, estamos falando do cinema de Ozu; quando se alude a um tempo poético próprio de velocidade peculiar, estamos aludindo ao cinema de Ozu; quando vemos uma humanidade mimética universal, estamos vendo o cinema de Ozu.

    Pretendemos, com isso, afirmar uma identidade própria para esse cinema. E aqui há simplesmente a constatação de um fazer-cinematográfico próprio, que constrói seu universo fluido, assinado por uma identidade, facilmente acessível.

    "O cinema tem sua alma própria, mas é um tipo de alma diferente, um tipo de alma-mãe, pois dá àquilo que o constitui (objetos inanimados, personagens, natureza, músicas, ruídos) parte de sua alma, que se transmuta em alma própria de cada elemento citado."

    Capítulo O MOVIMENTO INTERMINÁVEL DA VIDA: idas e vindas, chegadas e partidas, som e silêncio
    Ronaldo Gonçalves de Oliveira, Christiane Ayumi Kuwae e Maria Claudia da Veiga Soares Carvalho
    Do livroCinema e Comensalidade 2 Série Sabor Metrópole, vol. 8.

    Sugestões de leitura

    XI Estudos de cinema e audiovisual | S. Paiva

    PAIVA, S. et al. (Org.). XI Estudos de cinema e audiovisual. São Paulo: Socine, 2010.

    O cinema ou o homem imaginário: ensaio de antropologia sociológica | Edgar Morin

    MORIN, E. O cinema ou o homem imaginário: ensaio de antropologia sociológica. São Paulo: É Realizações, 2014.

    nectar-horiz-branco-sombra2.png

    NECTAR - Instituto de Nutrição  - UERJ 
    Rua São Francisco Xavier, 524 
    Pavilhão João Lyra Filho, 12º andar,
    bloco E, sala 12.007
    Cep: 20559-900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil 
    Tels.: (21) 2334-0679 ou 2334-0722, Ramal 220
    nectar.uerj@gmail.com

    uerj_branco3.png
    logo-nutricao_branco6.png
    ppgans-branco.png
    © 2018 Néctar.