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    Como água para chocolate

    Ritual simbólico à mesa

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    Como água para chocolate

    Produção
    México / 2000
    Direção 
    Alfonso Arau

    Sinopse do filme

    Tita (Lumi Cavazos) nasceu na cozinha do rancho de sua família, quando sua mãe (Regina Torné) estava cortando cebolas. Logo em seguida seu pai morre de um ataque cardíaco fulminante, por ter sua paternidade questionada. Com isso Tita é vítima de uma tradição local, que diz que a filha mais nova não pode se casar para que cuide da mãe até sua morte. Ao crescer Tita se apaixona por Pedro Muzquiz (Marco Leonardi), que deseja se casar com ela. Sua mãe veta o matrimônio, devido à tradição, e sugere que ele se case com Rosaura (Yareli Arizmendi), a irmã dois anos mais velha de Tita. Pedro aceita, pois apenas assim poderá estar perto de Tita.

     

    Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-44224/

    Como água para chocolate: Ritual simbólico à mesa

    A mesa como metáfora da vida

    Vida e morte abrem o filme, que desde seu início traz as marcas dos extremos do mundano e do fantástico que acolhem os sonhos e desejos mais íntimos. Cebolas, lágrimas e sal em tamanha profusão, desde já nos dizem dos mais subterrâneos segredos e dos sentimentos contidos que, ao virem à tona, podem conduzir aos limites delirantes da existência humana.

     

    A obra remete a sensações distintas, transcendendo o trivial e transportando-nos em uma viagem gastronômica pela cultura mexicana. O próprio título já abre um leque de possibilidades de interpretações, desafiando a imaginação gustativa, pois não é convencional na cultura brasileira a mistura de água e chocolate, assim como não o são as receitas apresentadas. Nas práticas alimentares do cotidiano, água é sinônimo de rotina, do que é essencial à vida; quando, porém, vem somada a outros alimentos em diferentes processos de cocção, traz a metamorfose do cru para o cozido, referenciando Lévi-Strauss. Nesta leitura, a água é traduzida da Natureza à Cultura, tornando-se comida e Humanidade no alimento simbolizado.

    "O cheiro da compota de damasco, recheio do bolo de casamento, trouxe à Tita memórias da situação vivida com Pedro em que, por uma distração, ele acabou vendo suas pernas."

    Capítulo RITUAL SIMBÓLICO À MESA: Como água para chocolate
    Paola Stefanutti e Tatiane Lima de Paiva
    Do livroCinema e Comensalidade 2 Série Sabor Metrópole, vol. 8.

    Sugestões de leitura

    Os sabores da América: Cuba, Jamaica, Martinica, México | Rosa Belluzzo

    BELLUZZO, R. Os sabores da América: Cuba, Jamaica, Martinica, México. São Paulo: Editora Senac, 2004.

    História da alimentação no Brasil | L. Cascudo

    CASCUDO, L. C. História da alimentação no Brasil. São Paulo: Global, 2004.

    A memória coletiva | Maurice Halbwachs

    HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

    O cru e o cozido | Claude Lévi-Strauss

    LÉVI-STRAUSS, C. O cru e o cozido. Mitológicas 1. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

    A economia das trocas linguísticas: o que falar quer dizer | Pierre Bourdieu

    BOURDIEU, P. A economia das trocas linguísticas: o que falar quer dizer. São Paulo: EDUSP, 1996.

    Comida como cultura | Massimo Montanari

    MONTANARI, M. Comida como cultura. São Paulo: Editora Senac, 2008.

    A Invenção do cotidiano: 2 morar, cozinhar | Michel Certeau, Luce Giard, Pierre Mayol

    CERTEAU, M.; GIARD, L.; MAYOL, P. A Invenção do cotidiano: 2 morar, cozinhar. Petrópolis: Vozes, 2005.

    Las fiestas de Frida y Diego: recuerdos y recetas | G. R. Marín, M.-P. C Corcuera

    MARÍN, G. R.; CORCUERA, M.-P. C. Las fiestas de Frida y Diego: recuerdos y recetas. México: Promessa, 1994.

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