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    Tampopo

    Os brutos também comem spaghetti

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    Tampopo: os brutos também comem spaghetti

    Produção
    Japão / 1984
    Direção 
    Juzo Itami

    Sinopse do filme

    Tampopo (Nobuko Miyamoto) é uma viúva dona de restaurante determinada a dominar a arte do ramen - tradicional macarrão de origem chinesa. Em sua saga ela recebe é orientada por Goro (Tsutomu Yamazaki), um misterioso motorista de caminhão especialista no assunto.

     

    Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-2857/

    Tampopo: os brutos também comem spaghetti

    O filme segue em fragmentos tendo como eixo temático a comida e suas manifestações simbólicas.

    Tomando caminho distinto das práticas de contação cinematográfica comumente desenvolvidas, o realizador caminha por diversos fios narrativos para tentar abarcar um universo mais amplo, considerando a vastidão desse elemento antropossocial – a comida. Esta, que conduz, reduz, amplia, distende, aprofunda, amalgama, destrói, significa e ressignifica relações sociais das mais variadas ordens em intensa dinâmica que desenha a humanidade e por ela é desenhada, em suas estruturas e contingências.

    Com tomadas que privilegiam o close up na fisionomia do bebê e no peito da mãe que o amamenta, o diretor Jûzô Itami resume todas as narrativas de Tampopo em uma única. Aos olhos de um espectador idealizado, possivelmente confuso pela falta de linearidade narrativa, a cujo costume está afeito, reluz como possibilidade de entendimento e de compreensão: a comida como o início e o fim, sempre relativos um ao outro.

    "Tampopo é um mosaico de cenas referentes a diversas relações humanas em volta da mesa, muitas das quais entram na narrativa apenas para nos apresentar os diferentes modos como a comensalidade se manifesta. Tudo gira em torno da comida."

    Capítulo EU ADORARIA COMER COM VOCÊ! Os prazeres da comida no filme Tampopo
    Ronaldo Gonçalves de Oliveira, Francisco Romão Ferreira e Shirley Donizete Prado
    Do livro Cinema e Comensalidade 2 Série Sabor Metrópole, vol. 8.

    Sugestões de leitura

    As principais teorias do cinema: uma introdução | J. Dudley Andrew

    ANDREW, J. D. As principais teorias do cinema: uma introdução. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

    Alimentação, sociedade e cultura | J. Contreras, M Gracia

    CONTRERAS, J.; GRACIA, M. Alimentação, sociedade e cultura. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2011.

    O cinema ou o homem imaginário: ensaio de antropologia sociológica | Edgar Morin

    MORIN, E. O cinema ou o homem imaginário: ensaio de antropologia sociológica. São Paulo: É Realizações, 2014.

    A estética do filme | Jacques Aumont

    AUMONT, J. et al. A estética do filme. Campinas: Papirus, 2009.

    Inventando o sexo: corpo e gênero dos gregos a Freud | Thomas Laqueur

    LAQUEUR, T. Inventando o sexo: corpo e gênero dos gregos a Freud. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

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