Filmes em debate

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    A trilogia Matrix

    Cookies, balas e verdades construídas

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    Matrix

    Produção
    Estados Unidos e Austrália / 1999
    Direção 
    Lana Wachowski, Lilly Wachowski

    Sinopse do filme

    Em um futuro próximo, Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro. À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade. Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Thomas descobre que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. Morpheus, entretanto, está convencido de que Thomas é Neo, o aguardado messias capaz de enfrentar o Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade.

    A trilogia Matrix é composta por Matrix, Matrix Reloaded e Matrix Revolutions.

     

    Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-19776/

    A trilogia Matrix: cookies, balas e verdades construídas

    Individualismo, consumismo, busca do poder sobre o outro e do prazer imediato.

    O cinema de ficção científica (science fiction ou sci-fi) é um prato cheio de referências a diversos campos do conhecimento. Ingredientes como filosofia, ciência, religião, tecnologia, mitologia, entre tantos outros, podem ter links estabelecidos através deste gênero literário e cinematográfico. No universo da trilogia Matrix, o presente ensaio aborda um aspecto menos explorado nos inúmeros textos que tal emblemática obra do cinema sci-fi suscitou.

     

    Discutimos cenas de comensalidade presentes nos dois mundos estruturados nos filmes – o mundo real, cenário distópico futurista de escravização dos homens pelas máquinas; e o mundo virtual da Matrix, simulação neurocomputacional que aprisiona a humanidade – buscando interpretar sentidos e significados nas relações sociais que conformam a trama, quando mediadas pela comida.

    "Construir hoje imagens situadas no limite do tempo futuro nada mais é que trazer à luz os anseios e medos que se assentam nos dias atuais."

    Capítulo O SABOR-SABER DOS ALIMENTOS NA TRILOGIA MATRIX
    Cilmar Castro, Eliane Portes Vargas e Lucia De La Rocque
    Do livro Cinema e Comensalidade 2 Série Sabor Metrópole, vol. 8.

    Sugestões de leitura

    Simulacros e simulação | Jean Baudrillard

    BAUDRILLARD, J. Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio D’Água, 1991.

    A casa & a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil | Roberto DaMatta

    DAMATTA, R. A casa & a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

    Matrix develado | J. Manuel López

    LÓPEZ, J. M. Matrix develado. Victoria, Canadá: Editorial Trafford, 2006.

    The medicalization of society | Peter Conrad

    CONRAD, P. The medicalization of society. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 2007.

    O cinema de ficção científica | Éric Dufour

    DUFOUR. E. O cinema de ficção científica. Lisboa: Texto & Grafia, 2012.

    Novos saberes e práticas em saúde coletiva | Madel T. Luz

    LUZ, M. T. Novos saberes e práticas em saúde coletiva: estudo sobre racionalidades médicas e atividades corporais. São Paulo: Hucitec, 2003.

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