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    Eu, Daniel Blake

    Antes que morra de fome

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    Eu, Daniel Blake

    Produção
    Reino Unido, França e Bélgica / 2017
    Direção 
    Ken Loach

    Sinopse do filme

    Após sofrer um ataque cardíaco e ser desaconselhado pelos médicos a retornar ao trabalho, Daniel Blake (Dave Johns) busca receber os benefícios concedidos pelo governo a todos que estão nesta situação. Entretanto, ele esbarra na extrema burocracia instalada pelo governo, amplificada pelo fato dele ser um analfabeto digital. Numa de suas várias idas a departamentos governamentais, ele conhece Katie (Hayley Squires), a mãe solteira de duas crianças, que se mudou recentemente para a cidade e também não possui condições financeiras para se manter. Após defendê-la, Daniel se aproxima de Katie e passa a ajudá-la.

     

    Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-241697/

    Eu, Daniel Blake: antes que morra de fome

    O diário de Bridget Jones

    O controle dos corpos femininos

    A comida (ausente) em cena

    A relação da comida abarca um conjunto de códigos, distinções e convenções sociais, que trazem significados simbólicos de vulnerabilidade. A comensalidade é mediadora de afetos solidários entre amigos e colegas de trabalho de Blake que buscam auxiliá-lo. A fome reflete tensões e angústias dos personagens em sua busca por trabalho e sustento.

     

    A comensalidade é um aspecto da produção cinematográfica que materializa a riqueza cultural em suas dimensões simbólicas. Fome é a insegurança que leva os personagens a situações limítrofes de sofrimento que vão além de uma questão de aporte de nutrientes, denunciando a vulnerabilidade de uma população desamparada.

     

    "Os conflitos decorrentes do sistema de seguridade social e de saúde evidenciam um abandono onde a previdência social, que teria o objetivo de ‘assistir’ o trabalhador desempregado, assume uma forma imperativa de condução burocrática sem escuta para o sofrimento. Portanto, um Estado que na dificuldade de abrir negociações e adaptações em relação às necessidades reais dos cidadãos, demonstra vocação para a violência embutida em uma espécie de ética de submissão e passividade que responde ao abuso dos direitos humanos."

    Capítulo ANTES QUE EU MORRA DE FOME: o caso de Daniel Blake
    Claudiane Monsores Sá Cavalcante, Francisco Romão Ferreira, Cristiane Marques Seixas e Maria Claudia da Veiga Soares Carvalho
    Do livro Cinema e Comensalidade 3 Série Sabor Metrópole, vol. 9.

    Sugestões de leitura

    Cinema. Tempo, memória, análise | Jorge Seabra

    SEABRA, J. Cinema. Tempo, memória, análise. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014.

    Esculpir o tempo | Andrei Tarkovski

    TARKOVSKI, A. Esculpir o tempo. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

    Corpo, envelhecimento e felicidade | Mirian Goldenberg

    GOLDENBERG, M. Corpo, envelhecimento e felicidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

    A corrosão do caráter: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo | Richard Sennett

    SENNETT, R. A corrosão do caráter: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2009.

    Envelhecimento na sociabilidade do capital | S. M. Teixeira

    TEIXEIRA, S. M.. Envelhecimento na sociabilidade do capital. Campinas: Papel Social, 2017.

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